41 3273.5217  
Entenda como funciona a Estaca Hélice Contínua
23/07/2018
voltar


A Estaca Hélice Contínua é executada em três etapas, conheça mais sobre cada uma delas

A Estaca Hélice Contínua é um tipo de fundação profunda in loco muito utilizada nas grandes cidades, já que apresenta diversas vantagens para a fundação da obra. Este tipo de estaca começou a ser usado nos anos 1990, por ser bastante versátil e oferecer diversas vantagens como alta capacidade de carga, baixa vibração do solo, alta produtividade, grande variação do diâmetro e possibilidade de monitoramento eletrônico durante a execução.

Assim, a execução da Estaca Hélice Contínua é realizada em três fases: a perfuração, a concretagem e a colocação da armadura.

Na fase de perfuração, a introdução do trado helicoidal é feita através da rotação da hélice pela aplicação do torque até a profundidade estabelecida no projeto de acordo com cada empreendimento. A hélice não pode ser retirada do solo antes de atingir a profundidade desejada, com risco de comprometer a estabilidade do furo até a concretagem, dependendo do tipo de solo em que a perfuração está sendo realizada. Para isso, há uma tampa metálica provisória para garantir que durante a perfuração não entrem solo, água ou outros resíduos dentro da haste central.  

Assim que a perfuração atinge a profundidade desejada é realizada a concretagem por meio do bombeamento pelo interior da haste tubular. Ao mesmo tempo, o solo que foi escavado é retirado pela extração do trado, que não pode estar em rotação. Além disso, o concreto, que deve ter as características especificadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), precisa ser mantido sob pressão positiva para assegurar a continuação do fuste da estaca.

Após a concretagem, a armadura é introduzida na estaca com a ajuda de um pilão de pequena carga ou de um vibrador. A armadura tem a função de assegurar a integridade da estrutura da estaca e a ligação desta com a estrutura que será construída.

Para utilizar a Estaca Hélice Contínua na sua obra, entre em contato com a Maggi Fundações pelo formulário (http://www.maggifundacoes.com.br/site/) do site ou pelo e-mail comercial@maggifundacoes.com.br.

 

Fontes:

https://www.engenhariaconcreta.com/estaca-helice-continua-processo-executivo-e-cuidados-especiais/

http://www.maggifundacoes.com.br/site/noticia-interna.php?noticia=8

http://www.maggifundacoes.com.br/site/noticia-interna.php?noticia=11

https://www.escolaengenharia.com.br/estaca-helice-continua/

comercial@maggifundacoes.com.br | 41 3273.5217
2017 - Todos os direitos reservados