41 3273.5217  
As estruturas de contenção são essenciais para a segurança da sua edificação, mas principalmente da edificação vizinha
08/08/2018
voltar


Saiba mais sobre a função da contenção antes de iniciar seu empreendimento.

 

As contenções são estruturas construídas normalmente antes do início da fundação da obra para suportar o peso do solo e das edificações vizinhas a fim de evitar seus deslocamentos. Porém, existem vários tipos de estruturas de contenção que são definidas de acordo com a necessidade de cada obra e podem ser muros de arrimo, solo grampeado, concreto projetado, cortinas atirantadas, paredes diafragma e outras formas de conter o terreno seja por gravidade ou por flexão. A realização da contenção ou reforço do solo geralmente ocorre quando estão previstos a realização de subsolos no empreendimento, quando o terreno tem declive e irá se tornar plano ou em outros casos específicos.

Entretanto, antes de construir estas estruturas, é preciso realizar ensaios específicos para que seja possível fazer um planejamento otimizado. O projeto deve ser realizado por um profissional experiente que leve em conta as necessidades arquitetônicas, as técnicas construtivas, o comportamento dos materiais de construção, as características de drenagem e principalmente as propriedades do solo. Além disso, o projeto deve conter todas as informações do terreno e as necessidades da obra para garantir a segurança da edificação. Assim, a realização do projeto é uma forma de garantir que a estrutura de contenção que será construída esteja de acordo com as características do solo e da obra que será realizada.

Outro fator importante para a realização da contenção de um empreendimento é a construção do sistema de drenagem pluvial, que pode ser instalado ao longo da parede de contenção ou na área entre o muro e o terreno para diminuir a pressão interna e o carreamento do solo. Por isso, a construção deve ser projetada de acordo com a necessidade de cada terreno e com o tipo de estrutura que será construída. Deste modo, a realização de um bom projeto de contenção evita gastos desnecessários e resulta na segurança do empreendimento e de seus vizinhos.

 

Fontes:

https://revistaedificar.com.br/noticias/projetos-de-fundacao-e-estrutura/

http://geofoco.com.br/como-funcionam-os-muros-de-contencao/

http://construcaomercado17.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/154/artigo311023-2.aspx

https://www.engenhariaconcreta.com/muro-de-arrimo-tipos-de-muro-e-cuidados-essenciais/

comercial@maggifundacoes.com.br | 41 3273.5217
2017 - Todos os direitos reservados