41 3273.5217  
Escolhendo uma Empresa de Fundação para sua obra de Hélice Contínua Monitorada
27/04/2018
voltar


A fundação em Hélice Contínua Monitorada oferece muitas vantagens devido a sua grande aplicabilidade, versatilidade e boa produção, sendo cada vez mais aceita como uma das melhores soluções em muitas situações. Ao se optar por sua adoção, entretanto, é preciso atentar para os cuidados que sua complexidade técnica exige.

É fato que muitos EQUIPAMENTOS em atividade hoje no mercado não são devidamente equipados de forma a entregar de fato uma fundação que seja genuinamente de Hélice Contínua Monitorada, ou pelo menos com a qualidade mínima necessária. Seja pela limitação de potência ou características do equipamento utilizado, como pela utilização de hardware, software e sensores específicos alternativos e sem procedência confiável, ou até mesmo pela ausência dos mesmos. Soma-se a isso a atuação de PESSOAL e EMPRESAS sem a devida capacitação e experiência.

Portanto é importante que se verifique os seguintes itens em relação aos equipamentos quando for contratar uma empresa para realizar uma obra de fundação em hélice contínua:

 

Quebras não são inevitáveis, porém podem ser significativamente reduzidas com um programa periódico de manutenções e isso pode contribuir muito para o bom andamento e produtividade da obra, principalmente no caso da hélice contínua, onde uma parada pode significar a perda de uma estaca quase acabada, de um caminhão de concreto que acabou de chegar ou de horas e mais horas de obra e pessoal parados, atrasando o cronograma e encarecendo os custos.

 

Equipamento desprovidos de potência ou de características que garantam a contínuaexecução das estacas nas velocidades e sequência adequadas podem comprometer drasticamente a qualidade e integridade das estacas. Além do devido torque muitas vezes é necessário um pistão de “pull down” para dar força necessária para romper camadas mais duras de solo, de forma a não realizar a perfuração em duas ou mais etapas, o que acaba desconfigurando totalmente uma fundação de hélice contínua monitorada, transformando-a em fundação tipo escavada, que por sua vez, resulta em uma estaca com menor capacidade de carga.

 

O equipamento deve ser provido de computador dedicado, conectado aos seguintes sensores: profundidade, inclinação, velocidade de rotação, torque, pressão de concreto, fluxo de concreto, todos devidamente calibrados e em correto funcionamento, tudo isso aliado a um softwarede monitoramento com procedência legítima, que traduz os dados desses sensores de forma a orientar os profissionais responsáveis no processo executivo e gerar relatórios confiáveis das características e perfil de cada uma das estacas. Caso a leitura e processamento dos dados não ocorra de forma correta, o sistema poderá levar o operador ao erro, apresentar um resultado inverídico ao engenheiro e, desta forma, até comprometer a integridade da fundação.

 

É fundamental também que a EQUIPEtenha experiência, seja capacitada e treinada de forma a seguir os procedimentos de segurança e de boas práticas executivas. O operador precisa ter o know-how necessário para garantir a segurança na obra e realizá-la de acordo com as normas executivas desse tipo de processo de fundação, garantindo a qualidade e integridade das estacas, proporcionando tranquilidade nas etapas seguintes da obra. Ajudantes especializados são muito importantes para auxiliar nas tarefas externas, na condução do equipamento, dando os devidos feedbacks, atentando e alertando para eventuais obstáculos, perigos no terreno ou qualquer situação relevante, além de permitir que o operador foque na boa execução das estacas, garantindo uma boa produtividade e a prevenção de acidentes.

Além disso é imprescindível haver um confiável CORPO TÉCNICOde engenheiros e especialistas, com ampla experiência em geotecnia e fundações. Desde a escolha por esse tipo de fundação, do projeto, com dimensionamento, detalhe da armadura e locação, até a execução das estacas de hélice contínua. Tudo deve seguir um rigor técnico e atender às exigências específicas e fundamentais que podem simplesmente ser desconsideradas até mesmo pelo mais experiente e competente engenheiro civil que não seja especializado na área. Estes especialistas atuam dando a devida retaguarda técnica, traduzindo as especificações de projeto, orientando e supervisionando o processo executivo, analisando os diários de obra e relatórios de monitoramento, fornecendo respostas tecnicamente corretas de forma ágil e segura a qualquer imprevisto que possa ocorrer. Além de informar ao contratante as ações necessárias, eventuais consequências e outros detalhes, sendo muitas vezes cruciais para o sucesso da empreitada.

Uma forma de conhecer a empresa cotada é verificar se a mesma possui o selo de certificaçãoem FUNDAÇÃO e GEOTECNIA- GEOSELO, atendendo assim aos requisitos mínimos técnicos, de qualidade e segurança do setor. É possível verificar se a empresa em questão é certificada solicitando seu QR Code ou Certificado, ou então pesquisando pelo seu nome no site da Geoselo (https://solicitacao.geoselos.com.br/buscar). No site também é possível se informar sobre importantes e essenciais exigências que a empresa deve atender para ser certificada.

Com a Maggi Fundações nossos clientes podem ficar tranquilos em relação a todos esses pontos abordados. Além de possuirmos a certificação GEOSELOS, engenheiros e operadores especializados e com anos de experiência, somos uma empresa comprometida com a técnica, a qualidade e segurança. Também procurarmos buscar sempre, e de maneira pró ativa, as soluções que proporcionem o melhor custo-benefício e produtividade, assumindo a devida responsabilidade e ficando à disposição para atender com prontidão qualquer eventualidade antes, durante e após a conclusão dos serviços. Pois, acreditamos em criar uma relação de confiança e parceria duradoura com nossos clientes.

comercial@maggifundacoes.com.br | 41 3273.5217
2017 - Todos os direitos reservados